01/04/09

TIMÃO VENCE E CONVENCE NO PACAEMBU, COM GOL DO FENÔMENO O CORINTHIANS AVANÇA PARA À SEMI-FINAL!!!

O CORINTHIANS está nas semifinais do Campeonato Paulista. Com futebol envolvente e eficiente, a equipe do Parque São Jorge venceu o Ituano por 3 a 0 na noite desta terça-feira, no estádio do Pacaembu, e assegurou uma rodada de antecedência um lugar na fase final. Jorge Henrique, Ronaldo e Cristian foram os heróis. A vitória sobre o Ituano levou o CORINTHIANS aos 38 pontos e fez o time alvinegro recuperar a segunda colocação, ao menos provisoriamente. Para continuar na vice-liderança e depender apenas das próprias forças para terminar nela, o TIMÃO precisa torcer por empate ou derrota do São Paulo diante do Guaratinguetá, na quinta-feira. Caso contrário precisará vencer o Mirassol na rodada derradeira e ainda torcer por tropeço do Tricolor contra o São Caetano. Se terminar em segundo, o CORINTHIANS, rei dos empates do Paulistão, jogaria as semifinais com a vantagem da igualdade, como por exemplo, dois empates por 0 a 0. A equipe de Itu, por sua vez, continua em situação complicada com mais essa derrota, a nona em 18 jogos. O time do técnico Zetti chega para última rodada com 17 pontos e ameaçado pelo rebaixamento à Série A-2. O CORINTHIANS encerra a primeira fase do Campeonato Paulista no próximo domingo, às 16h, contra o Mirassol, no interior de São Paulo. No mesmo horário, o Ituano recebe a visita do Marília, no estádio Novelli Junior, em Itu. Diferentemente das últimas rodadas, em que apresentou problemas na criação e também na defesa, o TIMÃO foi uma equipe segura do início ao fim nesta terça. Defendeu bem, armou com qualidade e concluiu com eficiência. Tanto que sequer sentiu a ausência do seu principal maestro - o meia Douglas ficou fora por causa de uma lesão na panturrilha esquerda.

TIMÃO DE VERDADE.

Sem Douglas, Mano Menezes optou por compensar a ausência na armação com mais um atacante. Assim, entrou com Jorge Henrique ao lado da dupla Dentinho e Ronaldo – Wellington Saci jogou no meio-campo. Logo de cara, o esquema mais ofensivo mostrou que daria resultado. Com bom toque de bola, o CORINTHIANS envolveu rapidamente o Ituano e precisou de apenas dois minutos para abrir o placar no Pacaembu. Após cobrança de escanteio de Cristian pelo lado direito, o baixinho Jorge Henrique (1,69m) apareceu livre para desviar de cabeça e anotar o seu terceiro gol pelo TIMÃO, o terceiro de cabeça. Em noite inspirada, a equipe do técnico Mano Menezes mostrou entrosamento que ainda não havia sido visto na temporada. E olha que essa foi a primeira vez que o time entrou em campo com essa formação. Pior para o Ituano, que tentou ameaçar, ora com Muriqui ora com Alex Afonso, mas não assustou o adversário. Enquanto isso tudo acontecia, onde estava Ronaldo? Esperando uma boa chance para deixar a sua marca. E por esperteza do CORINTHIANS, a oportunidade apareceu aos 26 minutos. Elias cobrou falta rapidamente, antes mesmo da formação da barreira, e lançou Alessandro, que cruzou para o Fenômeno desviar de pé direito. O gol de oportunismo do craque foi o quinto em sete jogos dele pelo Timão. Antes, já havia anotado contra Palmeiras, São Caetano e Ponte Preta (dois). Bastante superior na partida, o Corinthians ganhou ainda mais tranquilidade após o segundo gol, porém não perdeu a força ofensiva. Aos 41 minutos conseguiu ampliar o marcador com Cristian. O volante, um dos destaques da equipe nas últimas rodadas, bateu falta de longe e não deu chance ao goleiro Alexandre Favaro: 3 a 0.

SHOW DE INTELIGÊNCIA DO FENÔMENO.

Com o jogo definido já no primeiro tempo, o Mano resolveu reforçar a marcação no meio-de-campo para a etapa final. Por isso colocou o volante Túlio no lugar de Elias, que estava jogando mais avançado na armação. Com a mudança, apenas Wellington Saci ficou na criação, auxiliado pelo trio ofensivo. Tranquilo em campo e bem posicionado, o CORINTHIANS não deu espaços para uma tentativa de reação do Ituano, que continuou totalmente perdido em campo. Quem estava ligado mesmo era Ronaldo. O craque se arriscou na armação e deu ótima passe para Dentinho aos oito minutos. Mas o jovem chutou fraco e perdeu a chance. Aos 17 minutos, mais uma excelente chance para o TIMÃO. Depois de cobrança de falta de Chicão da meia-lua, a bola explodiu no travessão e sobrou para Jorge Henrique mandar para o fundo do gol. Só que o auxiliar levantou a bandeirinha assinalando impedimento, invalidando o que seria o quarto gol dos anfitriões. Lance difícil. Chegou então a hora de treinar jogadas ensaiadas. Aos 22 minutos, Ronaldo “desbancou” os batedores de falta Cristian e Chicão. O camisa 9, porém, rolou para André Santos na esquerda em vez de chutar. O lateral cruzou para o zagueiro Chicão cabecear sozinho na pequena área. Mas a bola passou por cima do gol. O Fenômeno, aliás, voltou a se destacar por sua habilidade e inteligência. Só não deixou outra marca aos 40 porque o árbitro assinalou impedimento erradamente. O lance, porém, foi bonito, com o craque vencendo dois zagueiros na corrida e dando um leve toque por cima do goleiro do Ituano. Restaram, ao menos, os aplausos da FIEL.

Aviso